terça-feira, 17 de agosto de 2010

Causas e Mecanismos da Lesão Celular

As células vivas precisam manter a homesostasia, uma organização harmoniosa para garantir a sobrevivencia das mesmas. A produção de energia é essencial para a sobrevivencia das células, assim como a necessidade de estabelecer uma barreira estrutural e funcional entre o ambiente interno e o meio hostil. A membrana plasmática realiza isso de varias formas, com sua permeabilidade seletiva, mantendo constante a composição interna de íons contra radientes químicos, abriga moléculas sinalizadoras que mediam comunicação entre o meio interno e externo, entre outras funções.
Ao mesmo tempo as células precisam se adaptar as condições adversas do ambiente como variações de, temperatura, suprimento de oxigênio, presença de substâncias toxicas, ou seja, as células enfrentão diversos tipos de estresses como resultado das alterações que ocorrem no meio interno e externo das mesmas. Os padões de resposta a esses estresses consistem as bases celulares das doenças.
Dependendo da intensidade e/ou duração do estresse (lesão) a celula pode responder de varias formas, desde a adaptação e conservação de seus recursos até a morte celular. Se a lesão for maior que a capacidade da célula se adaptar ela morre, se não ela diminui ou para de apresentar suas funções celulares diferenciadas e reverte a suas caracteristicas unicelular ancestral, que se relaciona com as funções dedicadas exclusivamente a sua propria sobrevivência.
Todas as células possuem mecanismos eficientes para lidar com alterações nas condições da ambiente. Por essa razão canais íonicos abrem ou fecham, substâncias químicas nocivas são detoxificadas, depósitos metabolicos do tipo gordura ou glicogênio podem ser mobilizadas e processos catabólicos acarretam a segregação de material particulado interno. A lesão pode ser reverssível, com restauração total da integridade estrutural e funcional caso o estresse seja retirado a tempo ou a célula resista ao mesmo. Por outro lado se o estresse não for removido a tempo a célular morre.

fonte: Bogliolo
Patologia Geral

Um comentário:

  1. Dimas segue meu blog.
    www.furopatologico.blogspot.com

    Audízio Júnior

    ResponderExcluir