terça-feira, 20 de julho de 2010

Síndrome de Crigler-Najjar


Após 120 dias de vida média, os eritrócitos são fagocitados pelos macrófagos do sistema retículo endotelial (baço, fígado e medula óssea) onde é destruído. O ferro existente volta ao plasma onde se liga a transferrina. A globina é degradada em seus aminoácidos com posterior reutilização. Aprotoporfirina IX é clivada em biliverdina, que por sua vez é reduzida a bilirrubina em sua forma indireta que é insolúvel em água. Em seguida a bilirrubina indireta é levada ao fígado através da corrente sanguínea de maneira ligada à albumina. O complexo bilirrubina-proteína é levado ao retículo endoplasmático, onde a enzima uridina difosfato glicuronil transferase (UDPGT) catalisa a conjugação da bilirrubina com o ácido UDP-glicurônico para produzir a bilirrubina conjugada tornando a mesma solsolúvel em água. Depois da conjugação a bilirrubina chega ao intestino a partir do canaliculos biliares e ao chegar no cólon, a bilirrubina livre é reduzida pela ação de bactérias a urobilinogênios que por sua vez são oxidados com formação de urobilinas e estercobilinas.

A síndrome de Crigler-Najjar, é uma desordem hereditária autossomica recessiva rara causada pela deficiência total (tipo I, muito raro) ou parcial (tipo II) da enzima UDP-glicuronil transferase. No tipo I os pacientes geralmente morrem no primeiro ano de vida devido ao kernicterus que é o acúmulo de bilirrubina-não conjugada no cérebro e sistema nervoso. Os poucos que sobrevivem a esta fase desenvolvem kernicterus fatal na puberdade.

Um comentário:

  1. A maioria dos médicos só sabem que as hemácias estão velhas, perdendo sua capacidade funcional com mais ou menos 6 meses de vida, depois vem a decomposição heme e globina, final do conhecimento, esta simples descrição facilita a compreensão clínica e laboratorial de outras patologias, bem como as relações entre o SRE, hemácias,tipos de icterícias, etc


    ResponderExcluir